Com o avanço da pandemia, o conhecimento sobre os sintomas da covid-19 se tornou popular — e necessário. Segundo o “The Sun”, de onde são as informações, novos sinais de alerta do coronavírus foram sinalizados na cepa Ômicron, e merecem atenção redobrada — mas não dispensam a realização do teste diagnóstico.
+ Vacinas contra covid podem refletir no ciclo menstrual, aponta estudo
+ Covid: atividades físicas impulsionam resposta de vacinas, indica estudo
Agora, a pele, as unhas e os lábios também podem sinalizar a covid-19. Ao notar alteração de cor — cinza, azul ou palidez — em qualquer uma dessas áreas, é imprescindível consultar um médico, visto que esses sinais podem indicar uma complicação rara em casos graves da doença, o que significa que os níveis de oxigênio no sangue estão baixos.
A alteração na coloração é considerada um “sinal de alerta de emergência” pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês). O órgão ainda sugere procurar ajuda imediata ao notar tal indício, juntamente com dificuldade para respirar, dor ou pressão persistente no peito, incapacidade de ficar acordada ou confusão mental.
Procurar ajuda médica, monitorar os sinais e ficar em isolamento são tarefas essenciais para qualquer um com diagnóstico positivo para covid. Vale ressaltar que mesmo com o andamento da vacinação é necessário continuar seguindo os protocolos de prevenção.